Aos 21, achou que era dona do nariz e que ia dominar o mundo, resolveu dividir a vida e os gostos com estranhos porque os seus sonhos de Pink & Cérebro foram frustrados. Atualmente estuda Engenharia Química e trabalha como Atendente de Call Center. Adora tantas coisas que só tendo um blog pra descrevê-las. Aproveitem!

Pages

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012


Explicando melhor: Sistemas de Organização

1. Sistema FLYLADY:



Esse sistema é baseado em Babysteps (pequenos passos) no qual a pessoa realiza tarefas de organização em 31 dias.  Promove a criação de rotinas e lembretes diários. Permite não só organizar a casa mas, também, festas, datas importantes, contas e tudo para que a sua vida seja mais funcional.

Minha opinião: Não sigo o método a risca porque muitas coisas não se aplicam ao meu dia a dia, então adaptei as técnicas . Estou adorando e espero que muitas pessoas tenham esses benefícios tanto quanto eu. No lugar do Control Journal (caderno, fichário ou pasta onde se guardam as rotinas e informações), eu uso somente minha agenda mesmo uma vez que ela tem horários e lá eu marco os aniversários e as minhas rotinas do dia. Como moro em República e as tarefas são divididas marco os horários e dias nos quais vou fazer minhas tarefas da casa bem como as tarefas que são só minhas (arrumar o quarto, estudar, juntar meus bagulhos espalhados pela casa...). Realmente ajuda bastante apesar de eu ter demorado um pouco pra conseguir seguir efetivamente a rotina, mas quando peguei o ritmo minha vida melhorou bastante já que agora sobra tempo pra tudo o que eu preciso fazer.

http://flylady.net/  ( em inglês - site oficial )


2. Método Pomodoro:



Esse sistema eu ainda não consegui seguir direito, mas é um bom método para estudos (faculdade, concursos, etc). É um método dos anos 80 desenvolvido por Francisco Cirillo e consiste basicamente na antiprocrastinação, ou seja, não deixar para amanhã aquilo que deve ser feito agora. Isso significa largar de vez o jeitinho brasileiro (quer coisa mais dificil?). A técnica é praticada em passos que são:

  1. Escolher a tarefa a ser executada
  2. Ajustar o pomodoro (alarme) para 25 minutos
  3. Trabalhar na tarefa até que o alarme toque; registrar com um "x"
  4. Fazer uma pausa curta (3 a 5 minutos)
  5. A cada quatro "pomodoros" fazer uma pausa mais longa (15-30 minutos)


Minha opinião: Estou tentando seguir o método porque acho super interessante para estudar horas a fio sem cansar a mente e sem ficar sobrecarregada mas tenho um certo problema com o tempo que ainda não consegui resolver... ))): Mas vou continuar tentando até cnseguir! (yn'

Mais informações:  http://www.pomodorotechnique.com/  (em inglês - site oficial com downloads que ajudam a seguir o método)


E vocês? Utilizam quais métodos para organização e/ ou estudos? Conta aí nos comentários!

Beijos e me segue no Twitter: @tabataferreira2
2

2 comentários:

Hélida Trindade disse...

Ei, Tábata!
Eu utilizo algumas coisas do FlyLady, mas como vc disse nem tudo se aplica à rotina da gente, né? Conheço a técnica Pomodoro, mas pra ser sincera não uso muito no meu dia a dia. Bom, é isso. :d

http://www.organizando.org

Roseli de Araujo Gomes disse...

Bom dia Tábata!

Te achei e ADOREI o Blog, não deixa de compartilhas mais experiências... sabe - o BLOG é um bom CJ!!! risos

Bjins e fica com Deus!!!

FLYRoBrasileira
www.flyrobrasileira.blogspot.com

Postar um comentário

Deixe sua opinião aqui!
Respondo todo mundo nas postagens mesmo! (:
Obrigada pela colaboração com o blog!

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t